Grand Teton National Park
Wyoming, EUA
8 dias - ago/2019

O Grand Teton é um Parque Nacional situado no Estado norte-americano do Wyoming, na parte sul das Montanhas Rochosas. Estabelecido em 1929, o Parque possui mais de 125 mil hectares e recebe 3,5 milhões de visitantes por ano. Ele compõe um dos maiores, mais antigos e mais bem preservados ecossistemas do hemisfério norte, chamado de Greater Yelowstone Ecosystem. A região é composta, além do Grand Teton, por outras importantes unidades de preservação federais, incluindo o famoso Yellowstone National Park, diversas florestas federais e refúgios de vida selvagem. É um área de grande biodiversidade e características geológicas marcantes.

Caminhando na Teton Crest Trail, trecho entre o Marion Lake e a Death Canyon Shelf.

Em 2018 tivemos a oportunidade de conhecer o Yellowstone. Ao deixar o parque após duas semanas incríveis de trilhas, atravessamos o Grand Teton de carro. O visual das montanhas da região nos marcaram. Ver aquele cenário a partir da estrada nos instigou a retornar para explorá-lo a fundo. Precisávamos definir nosso destino para 2019. Os planos de visitar o Grand Canyon ainda estavam em mente, mas seu processo de reservas burocrático sempre nos obrigava a manter um plano B em mente. O Teton seria um bom plano B... Um plano B tão bom que decidimos simplificar nossa estratégia e partir direto para ele! Nosso destino em 2019 seria o Grand Teton.

Ao pesquisar qual seria o roteiro que realizaríamos dentro do parque, logo descobrimos a sua travessia mais tradicional: A Teton Crest Trail. Parecia perfeita para nossa viagem. Longo curso, atravessando o coração do parque e transitando por diferentes ambientes. Estruturamos a viagem baseado nessa travessia e mais algumas trilhas de um dia de duração. No final, ficamos muito satisfeitos com as escolhas. Conhecemos tanto os atrativos mais populares do parque, quanto áreas mais remotas e selvagens, saindo com uma visão bastante abrangente da região. Por conta da beleza e diversidade das paisagens, por conta das inúmeras oportunidades de avistamentos da vida silvestre, da janela climática favorável e do excelente grupo de amigos, em diversos momentos da viagem senti que essa figuraria dentre as melhores excursões de montanhismo que já realizei. Apesar da sua popularidade não chegar perto a do seu vizinho Yellowstone, a visita ao Grand Teton é extremamente recomendada.

Caminhando dentro do Granite Canyon

Tendo explorado esses dois parques num intervalo de tempo relativamente curto, fica difícil evitar comparações. A experiência no Yellowstone foi marcada pelo convívio constante e intenso com os bisões, pela caminhada nos amplos descampados e pela sensação profunda de isolamento em meio as partes mais selvagem do parque. Sem falar no contato com suas incríveis formações geotermais, acessíveis facilmente na parte estruturada do parque, mas também presentes na parte selvagem. Já no Grand Teton, não vimos um único bisão, tampouco, atrativos geotermais. Por outro lado, caminhamos por cenários mais diversificados do que no Yellowstone e, certamente devido a um pouco de sorte, acabamos tendo encontros mais variados também com a fauna. No final das contas, ambas visitas foram excelentes e insubstituíveis.

Por: Ângelo Vimeney
Publicado em: 06/10/2019

Deixe seu comentário!


Acompanhe as novidades:




Gostou? Compartilhe!




Além dos relatos:


Cartas topográficas
Cartas topográficas
Originais disponíveis
para download!

Mais populares:


Yosemite
Yosemite
jun/2015
14 dias
Yellowstone
Yellowstone
set/2018
14 dias
Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Out/2015
6 dias
Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Abr/2017
6 dias
Torres del Paine
Torres del Paine
Fev/2012
6 dias
Alto Palácio x S. Alves
Alto Palácio x S. Alves
Abril/2019
3 dias