A Chapada Diamantina e o Vale do Pati
Considero a Chapada Diamantina um dos lugares mais bonitos do Brasil. São aproximadamente 152 mil hectares de natureza exuberante. A área equivalente a 7,6 vezes o tamanho do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e 38 vezes o Parque Nacional da Tijuca. São grutas, cavernas, montanhas, rios, lagos e cachoeiras de beleza única. São tantos atrativos que seria impossível conhecer tudo em uma só viagem. A Chapada merece ser visitada diversas vezes.
Na primeira visita à Chapada Diamantina circundei a região pelo leste, começando pela cidade de Ibicoara, bem ao sul e terminando no Vale do Capão, mais ao norte. Foi uma viagem de carro, parando de cidade em cidade para fazer trilhas curtas e conhecer os principais pontos de interesse de cada localidade. Naquela ocasião, ficou faltando conhecer uma das joias da Chapada que, sem dúvida, é o Vale do Pati.
O Vale do Pati, por si só, merece várias visitas. Existem diferentes trilhas para acessá-lo, e diferentes circuitos que podem ser feitos no seu interior. Nesta minha primeira visita ao Vale, optamos por utilizar a entrada pelo Vale do Capão, e a aproximação pelo alto das Gerais do Rio Preto. Uma vez no Vale, visitamos os pontos mais tradicionais: o Cachoeirão (por cima e por baixo), o Morro do Castelo, a Cachoeira dos Funis e a Ruinha. Depois saímos pela Ladeira do Império, rumo à cidade de Andaraí.
Visitamos o Pati no final de outubro de 2015. Nossa excursão durou oito dias, sendo dois de viagens de avião e estrada, antes do início e depois do final da trilha, e seis dias efetivamente de caminhada na Chapada. Fiquei satisfeito com o roteiro. Conseguimos conhecer uma boa quantidade de atrativos, de forma bem razoável. Havendo disponibilidade de tempo, eu sugeriria melhorar o roteiro reservando um dia inteiro para explorar e curtir o Rio Pati e a Cachoeira dos Funis, e outro dia completo para explorar o Morro do Castelo. Esses dois atrativos merecem ser desfrutados sem preocupação com horário.
Voltei da Chapada Diamantina, mais uma vez, já pensando na próxima excursão para lá. Pretendo voltar ao Morro do Castelo e à Cachoeira dos Funis, além de experimentar outras trilhas de entrada e saída do Vale. Sem contar com a trilha que parte do sul do vale e desce em direção à Ibicoara, chegando na Cachoeira da Fumacinha. Tenho vontade também de fazer a trilha de Lençóis para o Capão, passando pela Fumaça. Como eu disse, a Chapada merece ser visitada muitas vezes. É um lugar incrível.
Publicado em: 03/06/2016