Travessia Igatu x Lençóis
Chapada Diamantina, Bahia
6 dias - abr/2017

A Chapada Diamantina Selvagem

Na trilha do Calixto
Na trilha do Calixto

Na primeira vez que estive na Chapada Diamantina visitei os pontos turísticos mais famosos da região, como o Morro do Pai Inácio, o Buracão, a Lagoa Azul e Lagoa Encantada. Estes atrativos são acessíveis por estrada e, eventualmente, com uma trilha curta de bate e volta. Me apaixonei pela Chapada e um ano e meio depois estava retornando. Nesta segunda vez, deixei o carro de lado para conhecer a Chapada do jeito que eu mais gosto: caminhando por suas trilhas. O roteiro consitia em uma travessia do Vale do Capão até Andaraí, passando por dentro do Vale do Pati. Dentro do Pati, estavam incluídos os seus atrativos mais populares: O Cachoeirão, o Morro do Castelo e a Cachoeira dos Funis.

Deixei a Chapada novamente com vontade de retornar. Eu estava curioso para desbravar as outras formas de acessar e sair do Pati. Um ano e meio após minha segunda visita, estávamos partindo para a terceira viagem à Chapada, viagem que relato agora. Desta vez, deixamos de lado as trilhas mais batidas e procuramos as alternativas mais selvagens. O Vale do Pati novamente seria cruzado, porém não seria o foco da viagem. Nosso roteiro de seis dias de caminhada parte da minúscula cidade de Igatu, desce para o leito dos rios Paraguaçu e Pati e, alcança o Pati em meio aos canyons. Depois, deixamos o Pati pela trilha do Calixto em direção à Cachoeira da Fumaça por cima. Na sequência, passamos pela Fumaça por baixo, terminando na cidade de Lençóis.

Dentre as três visitas à Chapada, esta foi a mais exigente fisicamente. Apesar de apenas 2,5 Km mais extensa do que a travessia anterior, as descidas e subidas íngremes, as caminhadas em trilhas pouco utilizadas e, sobretudo, as caminhadas através dos leitos dos rios foram extremamente desgastantes. Fora o desgaste físico, as trilhas exigiram constante atenção à orientação. Seja para buscar as melhores passagens entre as pedras nos rios ou, em terra firme, para se manter na trilha correta, precisávamos sempre estar atentos na direção a seguir nos próximos metros.

Todo o esforço foi recompensado. Conhecemos cachoeiras incríveis, visuais deslumbrantes e recantos explorados por poucos. Uma viagem perfeita para sentir a natureza na sua forma mais pura, para sentir a deliciosa sensação de isolamento e liberdade. Novamente, retornei para casa já pensando no próximo roteiro. A Chapada me surpreendendo com sua força, sua beleza bruta, seu brilho e quero muito continuar a explorá-la.

Por: Ângelo Vimeney
Publicado em: 22/06/2017
Última atualização: 12/02/2025

Deixe seu comentário!


This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Localização




Visão geral do roteiro


 download GPX


Galeria de fotos




Acompanhe as novidades:




Gostou? Compartilhe!


Compartilhe


Além dos relatos:


Cartas topográficas
Cartas topográficas
Originais disponíveis
para download!

Mais populares:


Yosemite
Yosemite
jun/2015
14 dias
Marins x Itaguaré
Marins x Itaguaré
Junho/2019
3 dias
Alto Palácio x S. Alves
Alto Palácio x S. Alves
Abril/2019
3 dias
Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Out/2015
6 dias
Yellowstone
Yellowstone
set/2018
14 dias
Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Abr/2017
6 dias