Travessia Guiné x Campo Alegre
Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA
6 dias - maio/2019

Atravessando o sul da Chapada

Desde as primeiras visitas à Chapada Diamantina, eu tinha curiosidade de conhecer os caminhos que conectam a sua parte central ao seu extremo sul. Após muitas dezenas de quilômetros de trilhas percorridos dentro desse apaixonante parque nacional, achei que chegara o momento de explorar aquela rota tão pouco conhecida. Reuni um grupo de amigos experientes e dispostos a encarar o desafio. Escolhemos o final de maio para a viagem, quando se iniciam os três meses de temperaturas mais amenas, assim como a época de estiagem. Com isso, os córregos ainda estariam com água para nos abastecer e, ao mesmo tempo, as chuvas não seriam uma preocupação. Levantamos a maior quantidade de dados possíveis sobre o trajeto pretendido, porém conseguimos pouquíssimas informações.

Atravessando as Gerais do Rio Preto na altura da porção sul da Serra do Continguiba
Foto: Ramon Diacovo

Inicialmente, o plano era começar a travessia pelo Baixão, povoado próximo à Ibicoara, no sul da Chapada. Visitar a Cachoeira da Fumacinha por baixo, ascender para as Gerais do Machambongo através da Fenda da Fumacinha e rumar para o norte, passando por Mucugê, interceptando a borda do Vale do Pati e finalizando em Guiné. Um roteiro de 6 dias de caminhada. Os 40 Km finais entre Mucugê e Guiné precisariam ser vencidos nos 2 últimos dias de travessia. Um longo trecho a ser percorrido, sem nenhuma margem para erro. Afinal, o avião de volta para casa não iria nos esperar. Para minimizar esse risco, decidimos inverter o sentido do percurso. Iniciaríamos por Guiné e seguiríamos para o sul, em direção à Ibicoara. Dessa forma, teríamos melhor margem de manobra para redistribuir a quilometragem ao longo dos dias, caso fosse necessário.

Outro ponto de atenção do nosso roteiro seria a Fenda da Fumacinha. A Fenda é uma passagem de pedras que conecta a parte da cima dessa cachoeira com a sua parte inferior, dentro de um cânion estreito e profundo. Não conhecíamos o local e as poucas informações que possuíamos sobre o trecho apontavam para uma passagem perigosa, íngreme, com pedras escorregadias. Precisaríamos então levar uma corda e alguns equipamentos de segurança extras por toda a travessia, para eventualmente serem utilizados apenas nessa pequena parte do percurso. Ainda assim, caso as condições climáticas não estivessem favoráveis poderíamos abortar a descida e finalizar a travessia em Campo Alegre, usando a trilha de acesso à Cachoeira da Fumacinha por cima. Tempo chuvoso certamente tornaria a descida da tal Fenda mais perigosa, para não mencionar os riscos da caminhada dentro do cânion da Fumacinha.

Anoitecer no acampamento na Cachoeira Tomba Cachorro, metade do caminho entre Guiné e Mucugê

Alguns ajustes de última hora ainda precisaram ser feitos nesse roteiro, mas contarei essa história durante o restante do relato. Ao final da viagem, percorremos mais de 100 Km. Foi o roteiro mais extenso que já realizamos na Chapada. Apesar dos ajustes que foram necessários no roteiro e dos poucos dados prévios, conseguimos cumprir as principais metas definidas em nosso planejamento e finalizamos os 6 dias de caminhada com sucesso. Foi uma riquíssima experiência de orientação em área remota, e uma experiência deliciosa de isolamento e imersão no coração da Chapada Diamantina. O grupo foi excepcional, sempre com postura positiva, resiliência e muita disposição física para superar os desafios do trajeto. Mais uma excursão que ficará na memória e mais uma oportunidade para corroborar a Chapada como um dos melhores destinos no Brasil para grandes travessias.

Por: Ângelo Vimeney
Publicado em: 22/07/2019

Deixe seu comentário!


Acompanhe as novidades:




Gostou? Compartilhe!




Além dos relatos:


Cartas topográficas
Cartas topográficas
Originais disponíveis
para download!

Mais populares:


Yosemite
Yosemite
jun/2015
14 dias
Yellowstone
Yellowstone
set/2018
14 dias
Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Out/2015
6 dias
Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Abr/2017
6 dias
Torres del Paine
Torres del Paine
Fev/2012
6 dias
Alto Palácio x S. Alves
Alto Palácio x S. Alves
Abril/2019
3 dias